Código de Ética
1) Respeito ao Ser humano (cliente). O profissional deve zelar por um atendimento digno ao seu semelhante.
2) A profissão diante da lei – É crime usar o termo de massagista, massoterapeuta ou outro correlacionado, quando não se concluiu um curso, ou ainda, usar o certificado para assuntos obscuros.
3) O uso correto do termo - Apesar de não haver na lei (RJ), uma distinção entre massagista, massoterapeuta, ou terapeuta corporal, é antiético usar um termo se o certificado não consta tal denominação (o curso atual de massagista é mais abrangente em nivel fisioterápico) Exemplo: o termo Massoterapeuta Máster é aquele profissional de saúde, graduado na área pela U.B.M.
4) Efeito do método - É antiético mencionar o termo, cura, quando sabemos que a técnica, mesmo estando atualmente em ótimo nível e, usando produtos como auxilio, depende da resposta de cada organismo ao tratamento e até da disciplina do paciente.
5) Anamnese – Pular a anamnese para ganhar tempo ou por deduzir que não será necessário, feri o nosso código profissional.
6) Higiene pessoal - O profissional que está asseado (para cada atendimento), respeita o paciente e este código de ética. É inadmissível, um profissional de saúde dependente do tabaco.
7) O profissional tem o livre arbítrio para adiar ou cancelar um atendimento, em situações que ele considere, comprometedora, no que diz respeito aos resultados da técnica, como na preservação da sua saúde.
8) A técnica é um método natural, estritamente prático e, desenvolvido com sentimento. Como o nosso público é composto de pessoas cultas e exigentes, é antiético mesclar a psicologia da massoterapia com temas que não estejam em sintonia com a nossa profissão.
9) Apesar de alguns profissionais possuírem conhecimento em outras áreas de saúde é antiético fazerprescrições medicamentosas sem ser formado em medicina.
10) O profissional deve se aperfeiçoar, tecnicamente e eticamente. Não vincular anúncios em meios de comunicação que não respeita a nossa nobre profissão, permitindo a inclusão de propaganda enganosa (dupla interpretação) é um ótimo exemplo de boas maneiras. Valorize a sua profissão, a escola onde se formou e onde é filiado.
11) O profissional deve se conscientizar que precisa manter a sua saúde em dia. Todo profissional de saúde quer ser visto como um referencial. Discipline-se é seguir esse código de ética.
12) A profissão é legalizada e reconhecida como um método de saúde. Logo, ser ético é exigir respeito.
13) É antiético o profissional não denunciar qualquer tipo de insinuação (verbal ou gestual), que venha comprometer o atendimento, ou ainda, os seus direitos trabalhistas.
14) Devido à complexidade humana (que foge da nossa alçada), recomendamos que o profissional só atenda crianças e adolescentes na presença de seus pais ou de uma pessoa (adulta) responsável.
15) Serviço Social – É de conhecimento de todos, que a profissão é desgastante (fisicamente), por isso, sugerimos que, o profissional que deseje participar de ações sociais, dê preferência, a atividades que não estejam vinculadas, diretamente, com as técnicas (manobras) ou dose nesse tipo de atendimento, preservando a sua saúde.
16) Código de ética na imprensa - O compromisso em uma reportagem ou denúncia deve está ancorado na verdade. O papel do JMBRASIL diante das irregularidades na profissão não é para punir o transgressor (não somos os responsáveis por essa função), mas sim, fortalecer a profissão, os seus integrantes, com também, informar aos órgãos competentes e a sociedade que estamos legais diante das leis e não compactuamos com desvios de condutas.
17) O maior legado da humanidade é o espírito de equipe. Trabalhar com profissionalismo e amor pelo o que faz é a maior recompensa que levamos dessa vida.
Obs. Que essas normas, não sejam vistas com rigidez, e sim, como um estímulo à valorização profissional e, assegurar aos nossos clientes um atendimento de nível e, humano, como também, para manter esse grupo de seleto, unido.
Que as benções recaiam sobre o nosso Ser, nos ofertando: energia, sensibilidade e crescimento humano.
_____________________________________________________________